Adegas climatizadas personalizadas com atendimento em todo território nacional
adegas elite climatizadas

Importante ao instalar uma adega

O vinho merece um local agradável para descansar, que não só seja estiloso, mas proteja o sabor de ambientes agressivos. Algumas salas de armazenamento de vinho estão situadas em áreas subterrâneas que são naturalmente frescas e úmidas. Para a maioria dos locais de armazenamento potenciais que não o são, a climatização da adega nos permite armazenar coleções valiosas em praticamente qualquer espaço de uma casa ou restaurante.

Existem muitos tipos de unidades de climatização

As unidades de climatização da adega vêm em variações independentes, com dutos, sem dutos e divididas. O primeiro é o mais econômico e é como uma unidade de ar-condicionado de janela.
Os sistemas com dutos, usam tubulações semelhantes aos seus sistemas de aquecimento e AC, trazendo o ar resfriado da unidade localizada em uma sala de manutenção ou externa e puxando o ar quente do local. Os sistemas sem dutos usam a mesma premissa, mas com tubos de climatização.
Por último o sistema dividido o evaporador e o condensador ficam na parte externa. Todos os sistemas requerem um instalador HVAC qualificado.

Uma unidade de ar condicionado não é a mesma coisa que uma unidade de climatização de vinho

As unidades de ar condicionado emitem ar frio por curtos períodos de tempo para chegar a uma determinada temperatura - uma temperatura geralmente é pelo menos 10 grau mais quente do que um ambiente ideal para adega. As unidades de climatização de vinho funcionam com muito mais frequência, mantendo a sala em uma temperatura muito mais fria e constante, sem picos. Eles também regulam a umidade.

Uma unidade de climatização de vinho é tão boa quanto a estrutura da adega

Se você não isolar as paredes corretamente e levar em consideração as áreas de transferência de calor (rachaduras, portas, janelas, vidro), você configurará a unidade de climatização para falha prematura.
Para telas pesadas em portas e paredes de vidro, espere dobrar a capacidade de climatização. Não se esqueça da barreira de vapor. A espuma poli de célula fechada é um substituto adequado para o isolamento e a barreira de vapor.

Muda o orçamento do seu projeto... Sim

A criação de um ambiente climatizado tem custos significativos em comparação com adegas de vinho passivas. A diferença óbvia é a própria unidade de climatização, para uma máquina independente e aumentar com base no tamanho da unidade. Além disso, espere maiores custos para isolar adequadamente o espaço para que a unidade de climatização não falhe. O custo é tudo em perspectiva, já que algumas adegas contêm dezenas de milhares (se não mais) apenas em garrafas.

A colocação da adega é importante

Unidade de climatização de vinho pode trabalhar melhor se estiver longe da luz solar direta, paredes externas quentes e outras fontes de calor aumentará a quantidade de esforço que a unidade de climatização é necessária.

As criações da Elite transcendem a adega típica - cada uma com uma visão única - projetada, construída e instalada em seu restaurante ou residência.

Qual a temperatura ideal para servir vinhos:

Vinhos brancos

Os vinhos brancos são servidos, geralmente, em temperaturas mais baixas, já que suas marcas são o frescor, a leveza e os aromas delicados.
  • Brancos leves: 6 a 8°C
  • Brancos amadeirados ou envelhecidos: 10 a 12°
  • Brancos licorosos: 10 a 12°C

Vinhos rosés

Os vinhos rosés também são leves e refrescantes, porém, podem possuir um pouco mais de estrutura que alguns brancos. Por isso, a temperatura dessa bebida deve ficar entre 8 a 12°.

Vinhos espumantes

Para usufruir de um espumante em condições ideais, a temperatura deve ser mais baixa (entre 6° a 12°C, dependendo do estilo). Quando quente, o gás carbônico se desprende mais rápido, fazendo com que se reduzam as borbulhas da bebida.

Vinhos tintos

Ao contrário dos anteriores, os vinhos tintos são servidos em temperaturas um pouco mais altas. Se estiverem muito gelados, pode apresentar certa dureza (aspereza) por conta dos taninos realçados.

  • Tintos leves: 12 a 14°C
  • Tintos sem madeira e/ou jovens: 14 a 16°C
  • Tintos médios: 16°C
  • Tintos encorpados e/ou envelhecidos: 16 a 18°C
  • Porto e fortificados em geral: 14°C
  • Porto Vintage: 16 a 18°C

O armazenamento de longo prazo deixa o vinho tinto um pouco mais frio e os brancos um pouco mais quentes do que a temperatura ideal para servir, lembre-se de que quanto mais frio um vinho for armazenado, mais devagar ele envelhecerá.

adegas elite climatizadas